Início Exame Neurológico Já são 200 mil brasileiros portadores do Mal de Parkinson, alerta neurologista

Já são 200 mil brasileiros portadores do Mal de Parkinson, alerta neurologista

0
3527
Já são 200 mil brasileiros portadores do Mal de Parkinson, alerta neurologista

Já são 200 mil brasileiros portadores do Mal de Parkinson, alerta Neurologista: O Mal de Parkinson é uma doença de ordem neurológica, crônica e progressiva que resulta na perda de neurônios do sistema nervoso médio. A doença atinge principalmente as pessoas com 65 anos ou mais, ou por outra, não tem trato, mas o tratamento e o conhecimento da doença consegue retardar seus efeitos.

Já são 200 mil brasileiros portadores do Mal de Parkinson, alerta Médico Neurologista

De conciliação com a Organização Mundial de Saúde, murado de 1% da população mundial supra dos 65 anos tem a doença e, no Brasil, acredita-se que 200 mil pessoas sofram com o problema. Porquê forma de alerta, nesta segunda (11), é comemorado o Dia Mundial da Conscientização da Doença de Parkinson, a data estabelecida pela OMS tem o intuito de incentivar o justificação a população sobre a doença.

Seus sintomas são variados, tais uma vez que rigidez muscular, tremor, desequilíbrio, constipação intestinal, insônia, subtracção do olfato e outros. Não se sabe as causas da doença, mas algumas pesquisas apontam que pode estar associada a fatores genéticos e até mesmo ambientais, e que a idade é fator de risco.

O neurologista Rafael Camelo, do Hapvida Saúde, esclarece que independente de quem tem ou não a doença, com o passar dos anos os neurônios morrem, no entanto, em quem tem a doença, os neurônios da Substância Negra (responsável pela produção de dopamina no cérebro) são os mais atingidos. “Esses neurônios sofrem degeneração e morte precoce, o que provoca uma deficiência desse neurotransmissor e ocasiona os sintomas”, explica Rafael Camelo.

“Esses neurônios sofrem degeneração e morte precoce, o que provoca uma deficiência desse neurotransmissor e ocasiona os sintomas”, explica Rafael Camelo.

Tratamento Multidisciplinar com Medicamentos

Por ser uma doença que não tem trato, o tratamento multidisciplinar com medicamentos, fisioterapia, fonoterapia, psicoterapia e seguimento nutricional são fundamentais para prometer a qualidade de vida e diminuir os sintomas. O tratamento cirúrgico também é uma selecção, uma vez que afirma o perito. “Ele visa à destruição ou estimulação contínua de estruturas cerebrais específicas e profundas, relacionadas com o desenvolvimento dos sintomas, melhorando a qualidade de vida dos pacientes”, esclarece o neurologista.

Já são 200 mil brasileiros portadores do Mal de Parkinson, alerta neurologista
Já são 200 mil brasileiros portadores do Mal de Parkinson, alerta neurologista

Famosos que convivem com a doença

O ator global Paulo José descobriu em 1993 que tinha desenvolvido a doença, desde logo não permitiu que a doença se tornasse um proibitivo para realizar seus projetos artísticos. Ele segue participando de filmes, programas de TV, séries e novelas, além de guiar comerciais.

Além do ator brasílico, outros artistas também somam na lista dos portadores do Mal de Parkinson uma vez que o ator Michael J. Fox, planeta de filmes uma vez que De Volta para o Horizonte; Muhammad Ali, o mito mundialmente conhecido no mundo do boxe. Quando vivo, o cantor americano Johnny Cash também era portador da doença, Salvador Dalí, assim uma vez que o Papa João Paulo 2º.

  • ator Michael J. Fox,
    • planeta de filmes uma vez que
    • De Volta para o Horizonte;
  • Muhammad Ali,
    • o mito do boxe. Quando vivo, o cantor Americano
    • Johnny Cash
      • também era portador da doença,
    • Salvador Dalí, assim uma vez que o
      • Papa João Paulo 2º.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui