Eletroneuromiografia: O que Esperar deste Exame
Por Via Internet • 03 de agosto de 2019
Por Via Internet • 03 de agosto de 2019
Eletroneuromiografia: O que Esperar deste Exame.: Sempre que falamos do Exame de Eletroneuromiografia, a principal pergunta é se dói. Não.! O Exame de Eletroneuromiografia é um exame realizado para mostrar, através de gráficos e números, como está o funcionamento das fibras nervosas que comandam a motricidade, a sensibilidade e a integração dos músculos com os nervos do seu organismo. Ou seja, este estudo mostra o funcionamento integrado do sistema nervoso periférico – do tronco cerebral e medula para fora.
Você conhece e ou sabe o que faz o neurologista? neuropediatra e ou o neurocirurgião?
Fale agora com um especialista e tire suas dúvidas imediatamente.
Este exame é requisitado quando há algum problema em qualquer segmento do corpo –
Seu médico pode, através da entrevista e exame físico, solicitar este estudo sendo ele dos membros superiores, membros inferiores, face ou todos. Isto depende daquilo que estás sentindo e também se é possível detectar neste exame.
Como funciona:
A evolução da eletroneuromiografia consta de uma breve entrevista direcionada a queixa do paciente e ao pedido do médico assistente.
Logo após faremos breve exame físico e na sequência o paciente deita-se na maca localizada ao lado do equipamento que realizará o estudo. Inicialmente, com eletrodos colocados na superfície da pele, o especialista vai executar suaves estímulos elétricos e os eletrodos vão captar as respostas.
Logo após, outros estímulos pouco mais intensos, examinarão as fibras da motricidade. Estes testes são rápidos, duram em média quinze minutos e logo o músculo é examinado com outro tipo de eletrodo, ou seja, de inserção. São instrumentos muito delicados que penetram no músculo para registrar informações e assim detalhar mais como estão as fibras da motricidade.
Agora o Exame de Eletroneuromiografia é mais rápido. O médico vai concluir o estudo escrevendo o laudo e entregando o resultado em cerca de dez minutos após o término do estudo.
A Eletroneuromiografia é raramente realizada com caráter de urgência.
Ao contrário, mais exato é o resultado se realizamos o exame duas ou três semanas após iniciado os sintomas. Os médicos que realizam o este exame são especialistas como neurologistas ou fisiatras que fazem uma segunda especialização em neurofisiologia clínica.