Existe como Exercitar o Cérebro para Ficar mais Ágil?
Por Via Internet • 06 de janeiro de 2020
Por Via Internet • 06 de janeiro de 2020
Existe de fato uma maneira de como se Exercitar o nosso Cérebro para Ficar mais Ágil? Melhorar a Memória? Dormir melhor? ter melhores resultados em cálculos e no trabalho? Treinar o cérebro e deixá-lo mais eficiente é algo bom? Claro que sim.
Veja, não busque satisfação de aparecer ou para mostrar-se ou aparentar-se superior. O que quero dizer é que, procuremos não buscar o pleno desenvolvimento para satisfazer o vosso “Ego”. Porém, para um qualquer que seja o motivo, pode ser um dos muito mais práticos do dia à dia: Um Cérebro mais Eficiente.
Com um Cérebro ou uma mente mais Eficiente, somos capazes de alcançar além claro de conquistar soluções melhores para os problemas do cotidiano.
Fale agora com um especialista e tire suas dúvidas imediatamente.
“Estou falando da gratidão em termos de ação”, disse ele em entrevista à CBN News. “A expressão de gratidão ultrapassa os nossos pensamentos. Ela se estende para nossas ações do dia a dia”.
Já em uma contra partida, em outro lado, uma mente não saudável, um cérebro que trabalha de forma preguiçosa, acaba por apresentar e optar por saídas menos adequadas à complexidade de nossos problemas do cotidiano e, portanto, assim, compromete, a nossa felicidade:
“Nós sabemos que quando participamos de ações que estão em torno da gratidão, o que é certamente nossa nobre obrigação, há mudanças químicas no corpo e no cérebro que são boas para nós”, afirmou o Dr. Perlmutter.
Isso acontece em de forma corriqueira, em uma Simples decisão de consumo, seja em uma decisão profissional complexa.
Em vários dos artigos anteriores, abordamos a importância da mente especificamente nas finanças pessoais. Primeiro, listamos armadilhas de consumo para capturar seu dinheiro através da ativação de seu sistema límbico.
Depois, vimos a importância dos hábitos nas finanças (hábitos são aquelas atitudes que treinamos nosso cérebro a tomar e já não mais submetemos a juízos de adequação à situação).
Hoje, compartilharemos uma coletânea de exercícios para o cérebro que levantamos pela internet, dentre os quais estão vários exercícios que nós (Eduardinho e Liz) nos habituamos a realizar em nosso dia a dia.
Melhora sua saúde e fortalece seu sistema imunológico. A meditação promove exatamente o efeito contrário ao stress, que o deixa mais vulnerável e debilitado. Se o stress pode causar doenças, a meditação pode até curá-las;
Existem exercícios para a memória muito interessantes, como ler um livro e contá-lo para alguém (ou escrever um resumo), ou tentar recordar cada item que comprou no supermercado (faça uma lista e depois compare com o cupom fiscal). Você pode ainda revisitar mentalmente os lugares por onde passou durante o dia (inclusive aqueles por onde rotineiramente passa) e tentar descrevê-los nos mínimos detalhes.

Existe como Exercitar o Cérebro para Ficar mais Ágil?
Como veremos abaixo, aprender uma nova língua ou realizar operações matemáticas complexas de cabeça também desenvolvem sua memória. Uma técnica que eu usava ao estudar para concursos era estudar uma matéria, depois, estudar uma outra matéria e, só então, responder a questões sobre o primeiro assunto (em vez de responder questões logo após ler a matéria).
Outra dica é fazer jogos como o seguinte: olhe atentamente para o primeiro quadro por 30 segundos, buscando gravar as palavras e posições. Depois, veja o segundo quadro e procure pelas palavras diferentes:
Além de retardar o envelhecimento da mente, aprender uma nova língua é um exercício para o cérebro que traz diversos benefícios.
Aprender uma nova língua pode ser bastante desafiador no começo, mas persistência e disciplina o farão progredir rapidamente. O conhecimento de uma nova língua amplia seu vocabulário (vocabulário se refere à quantidade de palavras que você conhece. Veja como exercita também a memória!) e o aprendizado de novas regras gramaticais também desafiam o seu cérebro.
Essa notícia fala de um estudo que concluiu que pessoas bilíngues tomam melhores decisões financeiras. Cobrem-me de redigir um artigo com a tradução dessa matéria e colocar aqui no blog! Minha memória não anda muito bem e eu esquecerei de fazer isso (risos!).
Se você ainda não toca ou iniciou nenhum instrumento, o grau de aprendizado será ainda maior, com a formação de um sem número de conexões em seu cérebro ao adentrar no universo musical (teoria musical, aprendizado das escalas, de harmonia, etc.).
Estudos apontam que crianças que tiveram contato com a música desde cedo conquistam melhores resultados em testes de QI. Porém, há quem conteste esses efeitos do contato com a música na infância.
diferente
Algo mais radical como viajar para lugares totalmente desconhecidos (até mesmo cuja língua você não fala!) ou mesmo pequenas mudanças corriqueiras em sua rotina são capazes de estimular seu cérebro de uma maneira diferente e proveitosa. Exemplos de exercícios para o cérebro que você pode facilmente adotar: