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Manter o seu Cérebro Jovem – Como fazer para Estimular os Neurônios

Cérebro Jovem

Manter o seu Cérebro Jovem – Como fazer para Estimular os Neurônios

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Manter o seu Cérebro Jovem: Muitos paradigmas vão sendo derrubados com o tempo, pois a ciência estudo após estudo, comprava que a idade biológica em si, não é um fator determinante na manutenção ou não de um Cérebro Jovem. Existem em regra outros fatores importantes que podem fazer a diferença quanto à saúde e vitalidade dos neurônios.

Manter o seu Cérebro Jovem

Fique tranquilo, não tem mistério ou alguma formula mágica e sombria. Muito menos drogas mirabolantes. A longevidade e a sua capacidade Cerebral o que aqui chamamos de Cérebro Jovem Nada. Cada um não possa fazer e assim garantir a longevidade de sua capacidade ‘cerebral’ por tempo indeterminado, fugindo ao que parecia ser uma ‘camisa de força’ sem apelação: a idade.

Separei algumas super dicas!

Perguntei a diversos Neurologistas, e NeurocirurgiõesDr Willian Rezende, Dr Daniel Azevedo e o Dr Victor Barboza em SP. E para alguns Aqui em Harvard, que por ser matéria em Português, falaram mas não quiserem seu nome Publicado. Respeitemos.

Que vão le garantir um Cérebro Jovem e uma uma mente sã.

Desde que você as siga, é claro!

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Dicas para Manter o Cérebro Jovem

  • Lazer
    Atividades sociais e de lazer também são importantes. Fazer amizades e compartilhar experiências, assim como assistir um filme ou peça teatral, visitar museus e viajar para conhecer novos lugares são ótimos estímulos para o cérebro.
    “Ler, discutir sobre notícia ou filme, freqüentar seminários, teatro, cinema, e contar essas experiências propiciam uma boa atividade intelectual”, diz a neurologista Valéria Bahia.
  • Movimentar o corpo
    Exercitar o cérebro não significa, no entanto, que o corpo deva ser negligenciado. Muito pelo contrário: a prática de atividade física regular associada a um alimentação saudável é muito importante para a saúde cerebral. De acordo com estudos do Centro Bloomfield de Investigação do envelhecimento, em Montreal, no Canadá, a realização de atividades físicas ajudam na produção de neurônios.
    Além disso, os exercícios físicos ajudam a reduzir as probabilidades de desenvolver hipertensão, doenças cardíacas e diabetes, e também ajudam a evitar pequenos enfartes que afetam o fluxo sanguíneo pra o cérebro e podem prejudicá-lo”, alerta David Schlesinger, neurologista do Hospital Einstein de São Paulo.
  • Álcool e Cigarro
    O tabagismo e o consumo de bebidas alcoólicas também são fatores que podem acelerar o envelhecimento cerebral e prejudicar seu bom funcionamento. As substâncias químicas do cigarro e das bebidas alcoólicas causam a morte de muitos neurônios, além de trazer outros diversos prejuízos pra a saúde que podem se refletir também no envelhecimento cerebral precoce.

Dicas do Neurologista SP

Outro motivo para passar longe do cigarro e das bebidas alcoólicas é que eles são fatores de risco para lesão vascular. “Sedentarismo, tabagismo, diabetes e hipertensão arterial são os maiores fatores de risco para a lesão vascular. E a lesão vascular é a principal força de perda de funções cerebrais que pode ser modificada por comportamento”, enfatiza o neurologista David Schlesinger.

  • Combate o Estresse
    A tensão contínua também é um fator que agrava os danos causados pelo envelhecimento natural do cérebro. Pesquisadores da Universidade de Emery, em Atlanta, nos Estados Unidos, apontam que os hormônios do estresse (CRF, cortisol e outros) prejudicam a saúde dos neurônios, modificando a composição química do meio em que essas células exercem suas funções. Se nos dias de hoje é praticamente impossível evitar o estresse, é preciso ao menos tentar minimizar seus efeitos ao máximo, buscando equilibrar trabalho e lazer e pensando sempre em seu bem-estar e na sua qualidade de vida, o seu cérebro agradece.
  • Estudos
    O segredo para manter o cérebro jovem é exercitá-lo. Alguns pesquisadores afirmam que o melhor exercício para o cérebro é estudar (pesquisas chegam a apontar eu pessoas com nível educacional mais alto apresentam sinais mais leves de envelhecimento cerebral). “No entanto, é importante ressaltar que atividade intelectual não se refere ao nível educacional, mas sim à atividade mental como um todo. É preciso ser ativo mentalmente”, ressalta a neurologista Valéria Bahia.
  • Plasticidade
    Apesar de seu envelhecimento natural, é importante atentar que o cérebro é um órgão que possui uma lata plasticidade. Ou seja, ele tem uma grande capacidade de se modificar conforme sua interação com o ambiente. Se ele for estimulado e se mantiver ativo, essas alterações causadas pelo envelhecimento serão mínimas, até mesmo imperceptíveis.
  • Exercitar o cérebro
    Existem varias maneiras de exercitar o cérebro. “Leitura jogos de tabuleiro, palavras-cruzadas, quebra-cabeça, e até cozinhar seguindo uma receita são exercícios que estimulam a parte cognitiva”, aponta o neurologista Gisele Tinone. Aprender a tocar um instrumento ou uma nova língua, escrever e iniciar uma nova atividade, também, são boas opções para manter o cérebro ativo.

12 ways to keep your brain young – By Harvard University


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Da Redação

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