Exercícios para o Cérebro: Aprenda a Deixar seu Cérebro Voando!
Por Via Internet • 09 de dezembro de 2019
Por Via Internet • 09 de dezembro de 2019
Exercícios para o Cérebro: Aprenda a Deixar seu Cérebro Voando! Treinar os músculos e nutri-los de nutrientes, temos a Hipertrofia. E se treinar o Cérebro? com o objetivo de deixá-lo mais Eficiente? Temos uma hipertrofia de pensamentos? de execução? SIM!
Veja bem, a ideia não é ficar sarado. Conquistar um cérebro com 6 gomos no abdome. O Objetivo é, conseguir executar as ações do dia a dia de forma facilitada. Por isso, o objetivo não é buscar a satisfação do ego. Ser melhor ou mais que alguém ou que um grupo. Mas por motivos muito práticos: Ter uma mente sã, um cérebro mais eficiente é capaz de buscar soluções melhores para os problemas do cotidiano.
Por outro lado, um cérebro preguiçoso acaba apresentando saídas menos adequadas à complexidade de nossos problemas e, portanto, comprometendo nossa felicidade:
Fale agora com um especialista e tire suas dúvidas imediatamente.
Hoje, vamos de forma simples, natural e bem humorada compartilhar uma gama de exercícios para o Cérebro que levantamos em uma busca pela internet. Por os quais estão vários exercícios que a equipe está habituada a realizar em nosso dia a dia.
O cérebro humano, como qualquer parte do corpo, desenvolve-se quando usado regularmente, principalmente se o sujeitamos a pequenos desafios. Por outro lado, o desuso o faz “atrofiar”.
Bom, tecnicamente, ele não se atrofia como um músculo, mas as conexões neurais que não são usadas acabam sendo desfeitas, quando se tornam desnecessárias.
Entre os cientistas, essa possibilidade de o cérebro se tornar mais preguiçoso ou mais eficiente não é consensual. Porém, há estudos sérios (link 1) (link 2) apontando que sim, é possível realizar exercícios para o cérebro e melhorar sua performance.
Óbvio que quem treina um exercício específico é capaz de resolvê-lo posteriormente com maior desenvoltura. Mas os estudos que citamos, principalmente aquele sobre a inteligência fluida, extrapola essa conclusão. O estudo aponta que um cérebro treinado é capaz de resolver melhor novos problemas.
Enfim, não aprendemos apenas a responder a um estímulo determinado, mas somos capazes de aprender a resolver problemas, em geral.
Então você está decidido a aumentar a performance de seu cérebro. Vamos às dicas práticas:
Existem exercícios para a memória muito interessantes, como ler um livro e contá-lo para alguém (ou escrever um resumo), ou tentar recordar cada item que comprou no supermercado (faça uma lista e depois compare com o cupom fiscal).
Você pode ainda revisitar mentalmente os lugares por onde passou durante o dia (inclusive aqueles por onde rotineiramente passa) e tentar descrevê-los nos mínimos detalhes.
Como veremos abaixo, aprender uma nova língua ou realizar operações matemáticas complexas de cabeça também desenvolvem sua memória. Uma técnica que eu usava ao estudar para concursos era estudar uma matéria, depois, estudar uma outra matéria e, só então, responder a questões sobre o primeiro assunto (em vez de responder questões logo após ler a matéria).
Porém, não se esqueça do que dissemos acima: no cérebro, a conexão que não é usada é desfeita. Então tente fazer algumas contas no papel e depois, passe a fazer de cabeça, inclusive as complexas, com várias casas decimais. Esquecemos de dizer no item anterior, mas operações matemáticas com várias casas decimais, realizadas de cabeça, também exercitam a memória!
Essa notícia fala de um estudo que concluiu que pessoas bilíngues tomam melhores decisões financeiras. Cobrem-me de redigir um artigo com a tradução dessa matéria e colocar aqui no blog! Minha memória não anda muito bem e eu esquecerei de fazer isso (risos!).

Exercícios para o Cérebro: Aprenda a Deixar seu Cérebro Voando!
Exercícios para o Cérebro, se você ainda não toca ou iniciou nenhum instrumento, o grau de aprendizado será ainda maior, com a formação de um sem número de conexões em seu cérebro ao adentrar no universo musical (teoria musical, aprendizado das escalas, de harmonia, etc.).
Estudos apontam que crianças que tiveram contato com a música fazendo Exercícios para o Cérebro, desde cedo conquistam melhores resultados em testes de QI. Porém, há quem conteste esses efeitos do contato com a música na infância.
Compartilhar este artigos ahhah, pode parecer que não, mas compartilhar este artigo é uma forma divertida de mostrar para todos que você se importa. Interagir com todos e estimular os jogos para desenvolver os exercícios para o Cérebro.