Síndrome do Pensamento Acelerado e TDAH – Diagnóstico Diferencial
Por Via Internet • 17 de setembro de 2020
Por Via Internet • 17 de setembro de 2020
Síndrome do Pensamento Acelerado e TDAH: Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) – A síndrome do pensamento acelerado caracteriza-se por uma grande dificuldade pessoal em relaxar a mente, acalmar e organizar os pensamentos, e uma busca incessante de informações e estímulos.
O Excesso de Informações, Decorrente principalmente do Ritmo Acelerado dos grandes centros urbanos, satura o Córtex Cerebral do paciente, produzindo uma mente hiperpensante, agitada, impaciente, com bloqueio criativo e baixo nível de tolerância.
Produzindo uma Mente
Fale agora com um especialista e tire suas dúvidas imediatamente.
A síndrome possui certa semelhança com o TDAH, ou Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade, continue lendo este artigo para saber o porquê, e ampliar seus conhecimentos sobre a Síndrome do Pensamento Acelerado.
Síndrome do Pensamento Acelerado e TDAH – Semelhanças e Diferenças
Segundo os especialistas em neurologia, a síndrome do pensamento acelerado não trata-se de uma doença, e sim de um sintoma associado a um quadro de ansiedade.
Os principais alvos da condição são pessoas que têm suas tarefas profissionais constantemente avaliadas e um ritmo muito acelerado de trabalho, sem poder parar um segundo sequer para evitar o comprometimento do trabalho, tais como: executivos, professores, profissionais da saúde, jornalistas, entre tantos outros profissionais.
O ritmo alucinante das grandes cidades gera uma sobrecarga de informações e obrigações que afetam a saúde mental de qualquer um.
Observa-se, inclusive, que além da síndrome do pensamento acelerado, os quadros de Depressão, Estresse, Síndrome do Pânico e Nomofobia (medo de ficar sem celular) também sofreram uma elevação nas últimas décadas.
Os quadros de
Todo o cansaço mental proveniente da aceleração constante da mente se converte em cansaço físico também, uma vez que há necessidade de o córtex cerebral “tomar para si” a energia que deveria ser direcionada a outros músculos e órgãos do corpo.
As semelhanças do TDAH com a síndrome do pensamento acelerado são muitas, já que o sintoma mais característico do TDAH é a inquietação e consequentemente os pensamentos frenéticos que isso causa. As pessoas que sofrem da síndrome do pensamento acelerado comumente relatam a sensação de que as 24 horas do dia não são suficientes para concluir todas as suas tarefas. Como se é possível notar, esse fator pode causar certa confusão, já que esse sintoma pode ser uma síndrome só, exatamente a Síndrome do Pensamento Acelerado.

Síndrome do Pensamento Acelerado e TDAH – Diagnóstico Diferencial
Por causa disso, o processo do diagnóstico em si pode ser mais difícil. Os sintomas em comum das duas condições são:
Para poder filtrar as diferenças, é importante saber a diferença entre as duas condições, como os sintomas adicionais diferentes. É importante conhecer os Principais Sintomas do TDAH em Adultos e quais são os outros sintomas comuns provocados pela SPA, que são:
É exatamente nesse tópico que a diferença entre a Síndrome do pensamento acelerado e o TDAH torna-se evidente. A causa do TDAH é genética, e esta causa intensos sintomas de ansiedade e por consequência inquietação e agitação. É comum também que essas singularizações da condição apareçam no início da vida, ou seja, na infância, e ainda a existência de um histórico familiar com presença da patologia.
Na SPA, os sintomas de inquietação aumentam de forma gradativa ao longo dos anos, o que significa a possibilidade de uma diferença realmente intensa aos olhos de parentes e pessoas do convívio apenas mais tarde.
Uma das principais causas da síndrome do pensamento acelerado é a nossa exposição diária ao excesso de informação, aliada à sociedade de excessos: o excesso de estímulos (uso de celulares e tecnologias, redes sociais, rapidez de informação), excesso de brinquedos, etc.
A ansiedade devido à pressão escolar ou profissional também é uma das causas da síndrome.
A tecnologia é uma ferramenta que favorece muito o aumento dos casos de síndrome do pensamento acelerado: os estímulos e excesso de informações crescem cada vez mais à medida que os aparelhos de televisão, computadores e videogames se popularizam.
As redes sociais, por exemplo, são responsáveis por muitos quadros de ansiedade, devido ao hábito das pessoas de passarem o tempo todo checando suas notificações e mensagens. Além disso, dentro de um curto período navegando na rede social, o indivíduo absorve uma quantidade absurda de textos e imagens, fator que gera cansaço e esgotamento mental.
O tratamento básico da síndrome consiste em controlar os sintomas de estresse e ansiedade do paciente, e estimulá-lo a permanecer mais tempo no presente, vivenciando de fato o presente; afinal, todos nós dedicamos muitos dos nossos pensamentos e preocupações a um tempo que ainda nem mesmo chegou.
A diferença no tratamento de TDAH, é que a síndrome possui muito mais sintomas, o que quer dizer que o tratamento de TDAH não tratará esse sintoma de maneira singular e sim generalizado, de maneira a amenizar ou cessar todas ou pelo menos a maioria dos sintomas. Veja mais informações sobre os Diferentes Aspectos do Tratamento do TDAH.