back to top

Dilema do Sono: Afinal, quantas horas Crianças e Adolescentes precisam Dormir por Dia para ter uma vida Saudável?

Neuro BlogDistúrbios do SonoDilema do Sono: Afinal, quantas horas Crianças e Adolescentes precisam Dormir por...

Por Neuro Blog

O Dilema do Sono: Afinal, quantas horas crianças e adolescentes precisam dormir por dia para ter uma vida saudável? Estudos realizados pela American Academy of Sleep Medicine concluem que os horários variam entre 16 horas para bebês e 8 horas para adolescentes

O Dilema do Sono: Afinal, quantas horas crianças e adolescentes precisam dormir por dia para ter uma vida saudável?

Ter uma boa noite de sono é muito importante para a manutenção de uma vida saudável, influenciando em aspectos como o desenvolvimento físico, mental e emocional do ser humano. Estudos apontam que dormir pouco pode trazer diversos sintomas prejudiciais à saúde, que vão desde irritação, dificuldades de concentração a aumento no nível de estresse.

Quantas horas de sono são necessárias para que crianças e jovens

Mas afinal, quantas horas de sono são necessárias para que crianças e jovens tenham um desenvolvimento saudável? Estudos realizados pela American Academy of Sleep Medicine (Academia Americana de Medicina do Sono) concluíram que os horários de sono ideal variam entre 16 horas para bebês e 8 horas para adolescentes. Especialistas também concluíram que dormir o suficiente resulta em melhora na atenção, no comportamento, na aprendizagem e na memória.

Carga horária cada vez mais rígida?

Atento a essa realidade, o Colégio Stocco em Santo André decidiu criar uma abordagem diferente em seu sistema de ensino, oferecendo horários flexíveis para adolescentes do ensino médio. Ao invés de uma carga horária cada vez mais rígida, o colégio proporciona aos alunos a possibilidade de escolher a hora que querem começar a estudar, e com isso desfrutar de uma experiência de ensino mais saudável.

“Se queremos formar um sujeito autônomo saudável, esse sujeito precisa ter espaço na agenda para uma noite de sono saudável e para decidir que horas vai acordar e cumprir seus compromissos, como ir ao médico, fazer academia e fazer algo que não seja apenas estudar as matérias do ensino médio. Como o jovem vai desenvolver autonomia se ele vai ser o todo tempo cronometrado, regido pelo outro?” explica a diretora pedagógica do Colégio Stocco, Elaine Cobos.

“Se queremos formar um sujeito autônomo saudável, esse sujeito precisa ter espaço na agenda para uma noite de sono saudável e para decidir que horas vai acordar e cumprir seus compromissos, como ir ao médico, fazer academia e fazer algo que não seja apenas estudar as matérias do ensino médio. Como o jovem vai desenvolver autonomia se ele vai ser o todo tempo cronometrado, regido pelo outro?” explica a diretora pedagógica do Colégio Stocco, Elaine Cobos.

Fundado em 1954, o Colégio Stocco lançou em 2021 um programa específico para o ensino médio, um nível decisivo na formação dos estudantes para o ingresso em universidades e no mercado de trabalho. Com três unidades, distribuídas na Vila Assunção e Bairro Jardim, o colégio tem como missão potencializar o desenvolvimento dos estudantes por meio de um processo educacional estável e contínuo, desenvolvendo habilidades e competências para que eles possam atuar na sociedade de forma criativa, crítica, autônoma e responsável.

O que é American Academy of Sleep Medicine

A Academia Americana de Medicina do Sono (AASM) é uma sociedade profissional dos Estados Unidos para a subespecialidade médica da medicina do sono que inclui distúrbios dos ritmos circadianos. Ela foi criada em 1975.

As funções da organização incluem o credenciamento de instalações de medicina do sono nos Estados Unidos. De acordo com a AASM, a organização emitiu seu primeiro credenciamento para um centro de distúrbios do sono em 1977 (27 de abril, Sleep-Wake Disorders Center, Montefiore Medical Center, New York) e em 2019 tinha credenciado mais de 2.600 instalações de sono nos EUA, Canadá e territórios norte-americanos.

O Dilema do Sono: Afinal, quantas horas crianças e adolescentes precisam dormir por dia para ter uma vida saudável?

Filiação

A associação está aberta a médicos americanos e internacionais, pesquisadores, prestadores de serviços avançados, dentistas, psicólogos, terapeutas respiratórios, tecnólogos do sono e outros profissionais da saúde que estejam envolvidos no estudo, diagnóstico e tratamento de distúrbios do sono e alerta diurno.

  • Reunião anual
    • A reunião anual SLEEP da Associated Professional Sleep Societies LLC (APSS) é um empreendimento conjunto da AASM e da Sleep Research Society. A reunião SLEEP oferece educação baseada em evidências para o avanço da ciência e da prática clínica da medicina do sono, dissemina pesquisas de ponta sobre o sono e a circadiana, promove a tradução da ciência básica em prática clínica e fomenta o futuro do campo, oferecendo oportunidades de desenvolvimento de carreira em todos os níveis. O encontro atrai cerca de 5.000 participantes a cada ano. Os resumos de pesquisa de cada reunião do SLEEP são publicados anualmente em um suplemento do Sleep, a publicação revisada por pares do SRS SLEEP 2022, a 36ª reunião anual do APSS, será realizada de 4 a 8 de junho em Charlotte, Carolina do Norte.
  • Fundação
    • Fundada em 1998, a American Academy of Sleep Medicine Foundation é uma organização beneficente e científica sem fins lucrativos 501(c)(3) que foi estabelecida pela AASM. Anteriormente a American Sleep Medicine Foundation (ASMF), a Fundação AASM investiu no futuro da medicina do sono ao apoiar mais de 200 prêmios, totalizando mais de US$ 13,5 milhões em financiamento. Seu portfólio inclui Prêmios de Pesquisa Estratégica e Prêmios de Desenvolvimento de Carreira.
Para mais informações acesse:

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Fique Informado

Para acompanhar as melhores jornadas de perda de peso, histórias de sucesso e entrevistas inspiradoras com os principais treinadores e especialistas do Neurológico. Comece a mudar a sua vida hoje!

spot_img

As pessoas leem depois