Enxaqueca

Por Neuro Blog

Enxaqueca: Dor de Cabeça grave que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Veja aqui como agir, se tratar e garantir que este mal não te incomode.

Enxaqueca – O que é?

Normalmente é confundida com outras cefaleias, a enxaqueca é um tipo de dor de cabeça que costuma provocar dores unilaterais e latejantes, acompanhadas na maioria das vezes de náuseas, vômitos e intolerância a sons, luz e cheiros fortes.

As crises tendem a chegar ocasionalmente, com duração de quatro até 72 horas. Em casos extremos, a frequência pode ser diária.

Causas

A enxaqueca é uma doença multifatorial. Além do fator genético, o consumo de provisões porquê queijos, embutidos, chocolate, moca e adoçantes com aspartame, sono prolongado ou falta de sono, excesso de exposição ao sol, alterações de hormônios, tabagismo, cheiros (odores) muito fortes e a alta e corriqueira ingestão de bebida alcoólica podem desencadear uma crise.

Enxaqueca: Dor de Cabeça grave que afeta milhões de pessoas
Enxaqueca: Dor de Cabeça grave que afeta milhões de pessoas

Transtornos de humor, porquê impaciência e depressão, também podem frequentemente estar associados a um incidente de enxaqueca.

Sintomas

A crise de enxaqueca pode ser dividida em quatro etapas com sintomas distintos.

Na premonitória, o período anterior à dor de cabeça, é generalidade o libido por determinados provisões, porquê chocolate, alterações de humor, cansaço, bocejos e retenção de líquidos.
Depois vem a aura, que normalmente precede a crise, mas também pode ocorrer simultaneamente. Ela ocorre em 15 a 25% das enxaquecas, e se manifesta com alterações na vista porquê embaçamento, pontos ou manchas escuras na visão, linhas em “zig zag” e alguns pontos iluminados que podem duram de cinco minutos até a uma hora. Em casos raros podem sobrevir auras sem dor de cabeça.

A lanço da cefaleia é o período mais incapacitante e incômodo da enxaqueca. A sensação é de dor de um lado da cabeça e latejamento que pioram com qualquer esforço físico. Ou por outra, náuseas, vômitos e sensibilidade a barulhos, luz e cheiros podem seguir a dor.

Por último vem a período de solução, que é a recuperação do organização em seguida a dor intensa de cabeça e se caracteriza por intolerância a provisões, dificuldade de concentração, dor muscular e fadiga. Distúrbios do sono

Prodrome

Um ou dois dias antes de uma enxaqueca, você pode notar mudanças sutis que alertam para uma enxaqueca que está por vir, inclusive:

  • Constipação
  • Mudanças de humor, da depressão à euforia
  • Anseios de alimentos
  • Rigidez no pescoço
  • Aumento da micção
  • Retenção de fluidos
  • Bocejo freqüente
  • Aura

Para algumas pessoas, uma aura pode ocorrer antes ou durante as enxaquecas. As auras são sintomas reversíveis do sistema nervoso. São geralmente visuais, mas também podem incluir outros distúrbios. Cada sintoma geralmente começa gradualmente, acumula-se ao longo de vários minutos e pode durar até 60 minutos.

Exemplos de auras de enxaqueca incluem:

  • Fenômenos visuais, tais como ver várias formas, pontos brilhantes ou flashes de luz
  • Perda de visão
  • Sensações de pinos e agulhas em um braço ou perna
  • Fraqueza ou dormência no rosto ou em um lado do corpo
  • Dificuldade em falar
  • Ataque

Uma enxaqueca geralmente dura de 4 a 72 horas se não for tratada. A freqüência com que as enxaquecas ocorrem varia de pessoa para pessoa. As enxaquecas podem ocorrer raramente ou atacar várias vezes por mês.

Durante uma enxaqueca, você pode ter:

  • Dor geralmente em um lado da cabeça, mas muitas vezes em ambos os lados
  • Dor que lateja ou pulsa
  • Sensibilidade à luz,
    • Som, e às vezes
      • Cheiro e
      • Toque
  • Náuseas e Vômitos
  • Pós-Drome

Depois de um ataque de enxaqueca, você pode se sentir drenado, confuso e desorientado por até um dia. Algumas pessoas relatam sentir-se eufóricas. O movimento repentino da cabeça pode trazer de novo a dor brevemente.

Diagnóstico

Não existem exames específicos para diagnosticar a enxaqueca. O diagnóstico é galeno, por meio da avaliação médica dos sintomas relatados pelo paciente.

Em alguns casos podem ser feitos exames para identificar se existem outros fatores interferindo na dor de cabeça e confirmar a suspeita de enxaqueca.

Tratamento e Prevenção

O principal tratamento é a prevenção, com a adoção de medidas para evitar a sintoma das crises. Ele pode ser feito com medicamentos ou métodos não medicamentosos. As crises também podem ser combatidas com analgésicos de efeito rápido, reduzindo a dor.

Enxaqueca: Dor de Cabeça grave que afeta milhões de pessoas
Enxaqueca: Dor de Cabeça grave que afeta milhões de pessoas

Lá na América do norte mas mais precisamente no pais Estados Unidos estão sendo feitos o tratamento com injeções de toxina botulínica, proporcionando o relaxamento dos músculos da cabeça e reduzindo a frequência dos episódios de enxaqueca.

Também é fundamental a adoção de hábitos saudáveis, porquê relaxamento, atividades físicas regulares, sustento equilibrada e sono regular.

Incidência

A enxaqueca acomete 15% da população brasileira. Mais frequente no público feminino – só na região sudeste 30% das mulheres sofrem com as crises -, a doença é uma das principais causas de falta ao trabalho. A média é de quatro dias perdidos de trabalho por ano.

Nos Estados Unidos, o dispêndio estimado indireto por ano é de 13 bilhões de dólares. Por ser incapacitante – algumas pessoas não conseguem permanecer em locais com luz ou fragor –, a enxaqueca influencia também as atividades familiares, sociais e escolares.

Quando consultar um médico

As enxaquecas são frequentemente não diagnosticadas e não tratadas. Se você tem sinais e sintomas de enxaqueca regularmente, mantenha um registro de seus ataques e de como os tratou. Depois marque uma consulta com seu médico para discutir suas enxaquecas.

Mesmo que você tenha um histórico de dores de cabeça, consulte seu médico se o padrão mudar ou se suas dores de cabeça de repente se sentirem diferentes.

O que é a Enxaqueca

Consulte seu médico imediatamente ou vá ao Pronto-Socorro se você tiver algum dos seguintes sinais e sintomas, que poderiam indicar um problema médico mais sério:

  • Uma Dor de Cabeça abrupta e severa como uma trovoada
  • Dor de cabeça com febre, pescoço rígido, confusão, convulsões, visão dupla, dormência ou fraqueza em qualquer parte do corpo, o que poderia ser sinal de um derrame
  • Dor de cabeça após um ferimento na cabeça
  • Uma dor de cabeça crônica que é pior após tosse, esforço, tensão ou um movimento
  • brusco
  • Nova dor de cabeça após os 50 anos de idade
Mais Informações sobre Enxaqueca na Internet

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Fique Informado

Para acompanhar as melhores jornadas de perda de peso, histórias de sucesso e entrevistas inspiradoras com os principais treinadores e especialistas do Neurológico. Comece a mudar a sua vida hoje!

spot_img

As pessoas leem depois