Enxaqueca

O que é

Normalmente é confundida com outras cefaleias, a enxaqueca é um tipo de dor de cabeça que costuma provocar dores unilaterais e latejantes, acompanhadas na maioria das vezes de náuseas, vômitos e intolerância a sons, luz e cheiros fortes.
As crises tendem a chegar ocasionalmente, com duração de quatro até 72 horas. Em casos extremos, a frequência pode ser diária.
Causas
A enxaqueca é uma doença multifatorial. Além do fator genético, o consumo de provisões porquê queijos, embutidos, chocolate, moca e adoçantes com aspartame, sono prolongado ou falta de sono, excesso de exposição ao sol, alterações de hormônios, tabagismo, cheiros (odores) muito fortes e a alta e corriqueira ingestão de bebida alcoólica podem desencadear uma crise. Transtornos de humor, porquê impaciência e depressão, também podem frequentemente estar associados a um incidente de enxaqueca.

A crise de enxaqueca pode ser dividida em quatro etapas com sintomas distintos.
Na premonitória, o período anterior à dor de cabeça, é generalidade o libido por determinados provisões, porquê chocolate, alterações de humor, cansaço, bocejos e retenção de líquidos.
Depois vem a aura, que normalmente precede a crise, mas também pode ocorrer simultaneamente. Ela ocorre em 15 a 25% das enxaquecas, e se manifesta com alterações na vista porquê embaçamento, pontos ou manchas escuras na visão, linhas em “zig zag” e alguns pontos iluminados que podem duram de cinco minutos até a uma hora. Em casos raros podem sobrevir auras sem dor de cabeça.
A lanço da cefaleia é o período mais incapacitante e incômodo da enxaqueca. A sensação é de dor de um lado da cabeça e latejamento que pioram com qualquer esforço físico. Ou por outra, náuseas, vômitos e sensibilidade a barulhos, luz e cheiros podem seguir a dor.
Por último vem a período de solução, que é a recuperação do organização em seguida a dor intensa de cabeça e se caracteriza por intolerância a provisões, dificuldade de concentração, dor muscular e fadiga. Distúrbios do sono
Diagnóstico
Não existem exames específicos para diagnosticar a enxaqueca. O diagnóstico é galeno, por meio da avaliação médica dos sintomas relatados pelo paciente.
Em alguns casos podem ser feitos exames para identificar se existem outros fatores interferindo na dor de cabeça e confirmar a suspeita de enxaqueca.
Tratamento e prevenção
O principal tratamento é a prevenção, com a adoção de medidas para evitar a sintoma das crises. Ele pode ser feito com medicamentos ou métodos não medicamentosos. As crises também podem ser combatidas com analgésicos de efeito rápido, reduzindo a dor.
Lá na América do norte mas mais precisamente no pais Estados Unidos estão sendo feitos o tratamento com injeções de toxina botulínica, proporcionando o relaxamento dos músculos da cabeça e reduzindo a frequência dos episódios de enxaqueca.
Também é fundamental a adoção de hábitos saudáveis, porquê relaxamento, atividades físicas regulares, sustento equilibrada e sono regular.
Incidência
A enxaqueca acomete 15% da população brasileira. Mais frequente no público feminino – só na região sudeste 30% das mulheres sofrem com as crises -, a doença é uma das principais causas de falta ao trabalho. A média é de quatro dias perdidos de trabalho por ano. Nos Estados Unidos, o dispêndio estimado indireto por ano é de 13 bilhões de dólares. Por ser incapacitante – algumas pessoas não conseguem permanecer em locais com luz ou fragor –, a enxaqueca influencia também as atividades familiares, sociais e escolares.